segunda-feira, 9 de abril de 2012

Vergonha, desgraça...

Que o futebol do Palmeiras não aparece desde o primeiro momento do clássico, isso todo mundo já sabe... mas 'pior que tá fica', pelo jeito...

Ontem, pelo tempo de jogo que eu pude assistir, e também pelos comentários espalhados pela internet, o Palmeiras não fez por merecer em nenhum minuto de jogo uma melhor sorte contra o Guarani, na derrota por 3 x 1. A atuação da equipe está ainda mais fraca do que nos jogos anteriores e só posso ver um grande culpado: o maior ex-técnico em atividade no futebol mundial...

Quem levantar a voz e disser que o Palmeiras tem jogadores fracos (vide Leandro Amaro, João Vitor, Chico, Tinga...) vai ter meu apoio... mas que ninguém se atreva a afirmar que isso é a causa da desgraça que o time atravessa... que outra equipe do futebol do Universo fica com 4 volantes em campo contra qualquer adversário que seja?? Que vergonha de ser palmeirense e ver o meio-de-campo cheio de defensores e o Barcos (nenhum primor técnico, mas um finalizador nato) jogando na criação de jogadas... agora, pergunto: se o 'técnico' põe o centroavante pra ajudar armar jogadas, mesmo que ele consiga, os lances vão pra quem??

Chega de "Felipinho" no Palmeiras, porque ele tá ganhando um salário alto demais para montar a escalação da pior forma possível... o time não é tão forte, mas tem no elenco (e talvez na base) alternativas que fariam uma equipe, no mínimo, mais competitiva...

[/modo torcedor off]

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Justificativa...

Só para não deixar de dar uma satisfação (para mim mesmo, é claro, já que o blog ainda necessita de muitos leitores para 'vingar'), eu não abandonei esta página novamente.

Estive afastado dos eventos esportivos do fim de semana, entre os quais a nova derrota do Palmeiras (time perdendo e entra o Chico... meu Deus! - frase "inspirada" - ou copiada - no Avallone, sobre a informação que recebi do Junior e do Henrique sobre uma das 'pérolas' do Felipão no sábado), e as vitórias de Corinthians (3x0 no Oeste), São Paulo (4x2 no Ituano) e Santos (2x0 na "Luser" - para bom entendedor, não é necessária explicação).

Para exercitar a escrita, no entanto, talvez eu ainda hoje fale sobre algum dos filmes que vi no sábado...

segunda-feira, 26 de março de 2012

Domingo de surpresas... [2]

O próximo assunto, é claro, é o clássico Corinthians 2x1 Palmeiras, que aconteceu no Pacaembu ontem à tarde...

O dia já começou com um palmeirense perdendo... a vida (isso é que é linguagem dramática ¬¬). Em mais uma cena de selvageria, "bandidos" que se dizem torcedores entraram em conflito nas ruas de SP, e um dos que estavam de verde acabou baleado e morto. Quando é que futebol vai deixar as páginas policiais? Se houvesse menos impunidade neste país, certamente já poderíamos ir a um jogo como este tendo maiores chances de voltarmos vivos para casa. Na Europa, um copo de plástico que o cidadão joga no gramado já pode fazer ele ficar proibido por anos de pisar num estádio... e outra coisa, isso não precisa ser só no que diz respeito a briga de 'pessoas uniformizadas' (porque me recuso a chamar de torcidas)... imaginem vocês, se enquanto estão no trânsito, a caminho do trabalho ou da faculdade, passam por dois grupos de pessoas se agredindo ferozmente até a morte... o que se espera para essas pessoas? Prisão de todos os envolvidos, e por longo período... eu não entendo tanto de legislação como meu quase formado irmão, mas eu diria que o fato de eles terem combinado antes, além de se agredirem por um chamado 'motivo torpe', só pioraria a situação dos delinquentes envolvidos...

(a nota mais triste - tirando para a família e amigos do 'uniformizado' falecido - é ver que o Palmeiras está programando uma homenagem para ele... mas isso é pra se pensar: homenagear uma pessoa que se envolveu por livre e espontânea vontade numa briga generalizada e que pode ter machucado muitas pessoas nessa 'brincadeira'? Homenagear alguém que contribuiu para o bem de alguma forma, como o Chico Anysio, ótimo, mas homenagear uma pessoa que, se não tivesse sido atingida, mereceria ter sido preso com as outras centenas de bandidos??)

O jogo

Finalmente, vamos falar um pouco da partida... A surpresa neste caso ficou por conta da diferença que vimos em campo, em relação ao restante da temporada. O Corinthians vinha devendo futebol e jogou muito. O Palmeiras vinha acabando rapidamente com os adversários e definhou em campo. Mas não foi tão simples assim.

Ouvi opiniões de que o Corinthians já esteve melhor no primeiro tempo da vitória por 2x1 sobre o Palmeiras (gols de Paulinho e Marcio Araújo - contra - COR x Marcos "Prof. Raimundo" Assunção - PAL).

Que me perdoem os que tem essa opinião, mas apesar da maior posse de bola do time alvinegro, o primeiro tempo teve controle do Palmeiras. Marcou bem, não permitiu nenhum lance agudo do Corinthians, e marcou o único gol da primeira etapa. Além do mais, em um ou dois lances, poderia até ter marcado mais gols...

Mas começou o segundo tempo e o Timão devolveu com juros o nível de bola jogado. O Palmeiras já começou recuado (aliás, já é normal isso acontecer nas mãos do Sr. Felipão), mas não contava com o rolo compressor adversário que marcou dois gols de bola parada antes dos 10 minutos (em falhas individuais, sim, mas que não apagam as coletivas). A partir daí, na minha opinião, o Palmeiras pipocou como poucas vezes eu tinha visto fazer num clássico, que normalmente é aberto e com chances de ambos os times para a vitória. O time foi lento, covarde e desorganizado. E continuou recuado até que o Tite, como também sempre faz, recuou o seu time e permitiu um pouco mais de terreno para o alviverde, que também não conseguiu aproveitar.

Resumo da partida: o Corinthians mereceu vencer e até melhor do que venceu (Deola precisou salvar o Palmeiras em outros lances) e o Palmeiras ficou devendo demais. Não foi nem de longe o time que foi visto até então em 2012, e não só contra os pequenos, contra Santos e São Paulo também havia feito grandes partidas. Se a derrota foi porque o time 'sentou' no resultado de 1 a 0 e achou que poderia dominar o adversário como fez com outros, só o tempo e a maturidade dos jogadores vão dizer.

Mas fica aqui minha crítica pessoal ao Felipão (como já indiquei acima), que dispõe o Palmeiras em campo como se fosse um time pequeno. Poucos times grandes hoje em dia entram em campo com três volantes (o Santos entra, com Henrique, Arouca e Ibson, mas daí pra frente tem Ganso, Neymar e Borges, então não tem comparação...), essa tática é ultrapassada e faz o torcedor do Palmeiras se descabelar quando o time faz um gol e daí pra frente só joga do meio pra trás...

Fora isso, o Wesley foi confirmado e deve ser relacionado para o jogo contra o Paulista, nesta quarta, em Jundiaí.

Domingo de surpresas...

Chegou o dia de uma postagem 'oficial' no blog, depois da pausa...

Se o sábado trouxe uma 'rotina esportiva' de volta, no Campeonato Espanhol (com vitórias de Barcelona e Real Madrid, liderança do time da capital com seis pontos de vantagem), o mesmo não se pode dizer do domingo (pelo menos, não de todo ele...)

Antes de mais nada, o Barrichello ficou sem gasolina na penúltima volta da primeira corrida dele na F. Indy, enquanto estava na 17ª colocação... essa parte é a rotina.

Ainda no mundo da velocidade, as previsões foram por água abaixo na Fórmula 1, com a vitória de Fernando Alonso, da Ferrari. Segundo vários especialistas (muitos, aliás, que dão opinião só quando o fato acontece, no mais puro 'eu sabia que ele era capaz'), o piloto mais completo do grid, o espanhol conseguiu driblar vários contratempos durante a corrida em Sepang (Malásia) e venceu, mesmo com um carro menos competitivo, ao que foi reduzida a histórica Ferrari. Completaram o pódio o mexicano Sergio Pérez, da Sauber (também surpresa) e o inglês Lewis Hamilton, da McLaren.

O maior choque dos que acompanham a categoria foi ver o atual bicampeão Sebastian Vettel, da Red Bull, ficar de fora da zona de pontuação... se foi por causa do acidente com o Karthikeyan (Hispania) ou não, é detalhe, mas o fato é que ele não venceu ainda em 2012. Pelo que parece, o carro dos Touros Vermelhos já não é soberano na pista, mas ainda há margem para melhoras.

Decepção do 15º Felipe Massa à parte, o piloto brasileiro que começa a semana feliz da vida é Bruno Senna... o 'eterno sobrinho', depois de ter andado em último com a sua Williams, pescou um sexto lugar , melhor posição da carreira, que fica ainda mais em evidência levando em conta que o seu 'primeiro piloto' Pastor Maldonado ficou em 19º, duas voltas atrás do vencedor.

Eu continuaria o post pra outro assunto, mas como já ficou longo demais, falo no próximo, em alguns minutos...


sexta-feira, 23 de março de 2012

Re-retorno

Fiquei muito surpreso ao descobrir que após 2 anos de inatividade (ou quase isso), o Blogger não desativou esta página.

Aos que leram os poucos e miseráveis posts que aqui foram colocados até o momento, saibam que deu muita vergonha de voltar, ou melhor, a vergonha foi de ficar afastado tanto tempo... bom, então tá, sem promessa de campanha, o blog volta à ativa para quem quiser, tiver tempo ou sem nada melhor para fazer, dar uma olhada de vez em quando...

Sexta-feira é normalmente um dia 'fraco' para notícias futebolísticas, mas ainda assim temos um dos clássicos mais aclamados do Brasil, a ser disputado no Pacaembu, no próximo domingo, às 16h. Tenho algumas considerações a serem feitas sobre os dois times, mas só desta vez, como estou 'amaciando o motor' da redação esportiva, vou esperar o jogo acontecer e falo dele depois.

No automobilismo, bom, nada de novo, né... Massa em 17º no treino livre na F1 (GP da Malásia, domingo, às 5h - horário de Brasília), e Barrichello, sempre ele (agora em outra categoria, mas inegavelmente sempre ele), 24º no treino da Indy, onde ele estreia nesse fim de semana...

Até que estava sentindo falta de escrever...

P.S. Hoje também desencarnou o grande mestre do humor brasileiro da últimas décadas, Chico Anysio. Vá com Deus, Chico, muita paz!